Compartilhamos, hoje, com todos os nossos amigos e seguidores deste canal, nossa tradução de mais um artigo do renomado consultor norte-americano, Monte Pedersen, um especialista em estratégia organizacional, liderança e trabalho em equipe.
Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para impulsionar o seu negócio!
Vamos ao texto de Pedersen.
Aviso aos Membros da Equipe com Elevado Potencial
“O Rapidinhas de hoje analisa as suas aspirações futuras.
Muitas organizações falam muito bem quando se trata de desenvolver os membros de sua equipe com elevado potencial e os líderes emergentes. Infelizmente, nem sempre as ações correspondem às palavras.
Um líder emergente é um indivíduo que se encontra na fase inicial de desenvolvimento das suas capacidades e do potencial de liderança. Estes indivíduos podem não ocupar ainda posições formais de liderança; no entanto, exibem as qualidades e características associadas a uma liderança eficaz.
Estes são membros da equipe calejados, que desenvolvem, de maneira contínua, as suas competências, e procuram ocupar posições de liderança importantes no futuro.
Infelizmente, nem sempre a história sorriu para estes indivíduos.
O desenvolvimento da liderança e a formação em gestão, de maneira geral, sofrem de duas verdades inegáveis, segundo a revista ‘Harvard Business Review’:
1) As organizações são sistemas de elementos em interação: os papeis, as responsabilidades e as relações são definidos pela estrutura organizacional, pelos processos, pelos estilos de liderança, pelos antecedentes profissionais e culturais das pessoas, bem como pelas políticas e práticas de RH. Não reconhecem que todos estes elementos, em conjunto, determinam o comportamento e o desempenho organizacional;
2) Os gestores de RH e outros consideram difícil ou impossível confrontar os líderes seniores e as suas equipes com uma verdade incômoda: um fracasso na execução da estratégia e na mudança do comportamento organizacional não tem origem nas deficiências individuais, mas, sim, nas políticas e práticas criadas pela alta gestão.
‘Estes são os aspectos a serem corrigidos antes que o treinamento, no longo prazo, possa ter sucesso. É muito mais fácil para o RH apontar, como problema, as competências dos empregados, e mais treinamento como a solução definitiva. Esta é uma mensagem que os líderes seniores são receptivos a ouvir.’
Enquanto líder emergente, ao considerar o seu futuro, você tem uma escolha: conduzir o crescimento pessoal ou o desenvolvimento de sua trajetória profissional, ou esperar que a organização forneça o que ela considera ser o melhor para você.
As organizações farão sempre o que for necessário para terem sucesso. Cada troca de liderança traz uma nova perspectiva que ameaça a trajetória de desenvolvimento individual de um líder emergente e o seu potencial de subsistência.
Eis aqui algumas medidas que você pode tomar para evitar que isto aconteça:
1) invista no seu desenvolvimento profissional;
2) construa uma forte rede profissional;
3) aprenda a defender-se por si próprio;
4) demonstre as suas habilidades para a solução de problemas;
5) procure formas de contribuir, demonstrando iniciativa.
O seu caminho para a liderança nem sempre é linear, e poderá ter de se desviar ou seguir caminhos não convencionais para atingir os seus objetivos. A persistência, a atitude positiva e o comprometimento com o auto aperfeiçoamento serão muito úteis neste empreendimento.
Assuma o controle do seu destino.”
Muito sucesso nos seus negócios!