Estratégia organizacional e trabalho em equipe

O título desta publicação é proveniente de um artigo publicado, recentemente, pelo consultor norte-americano Monte Pedersen, um especialista em estratégia organizacional, liderança e trabalho em equipe.

Pela atualidade e importância do tema, compartilhamos, com nossos amigos e seguidores deste canal, nossa tradução do brilhante artigo de Monte Pedersen, trazendo relevantes percepções para temas ― diríamos, quase que inesgotáveis ― do mundo corporativo e suas práticas de gestão.

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para alavancar o seu negócio!

A estratégia de uma organização pode fracassar por muitas razões: uma deficiência na execução ou falta de habilidade para implementar o plano, ausência de patrocinador, ausência de apoio da liderança, ou talvez a estratégia não esteja bem descrita ou, ainda, coloca o foco em objetivos errados.

Estas são as razões óbvias, fáceis de se detectar e de se atribuir a culpa. Outras razões também podem contribuir para uma estratégia fracassada. São coisas que não lidamos muito bem.

A principal dentre elas é a falta de habilidade de lidar, individualmente, com a estratégia. Isto contribui para que as pessoas não saibam como o trabalho delas se conecta às principais iniciativas que a organização está tentando colocar em prática.

Isto é importante porque, afinal de contas, estas são as pessoas às quais demos a responsabilidade por fazer a estratégia acontecer. Nada funciona sem elas; nada será feito se não souberem o que fazer.

Para alcançar, anualmente, nossa estratégia, e continuar a melhorar nisso, devemos fortalecer o TRABALHO EM EQUIPE e, junto com ele, criar um ambiente de aprendizagem e crescimento contínuo.

Aqui estão algumas alternativas com que podemos contribuir para este objetivo:
⁃ permitir que cada um se envolva, e participe, plenamente, do processo de desenvolvimento da estratégia;
⁃ comunicar-se de maneira clara e, com regularidade, com as pessoas de sua equipe;
⁃ designar trabalhos e projetos de acordo com as capacidades individuais;
⁃ abrir ou divulgar os limites, compartilhando mais informações de forma transversal, além daquelas dentro de sua esfera de influência;
⁃ monitorar, medir e registrar o progresso do objetivo individual e o do grupo, de modo que ambos sempre saibam seu nível de desempenho.

Pensando no futuro, devemos nos perguntar: estamos criando um ambiente de trabalho que deixa nosso pessoal saber que o que aprendem ou façam realmente interessa? Nós os encorajamos a dar o melhor de si e a apoiar o crescimento e o desenvolvimento dos demais da sua equipe? Será que vamos deixá-los saber que o seu desempenho é como o sucesso organizacional acontece?

Trabalhar como uma equipe é uma grande parte do sucesso estratégico; se não estivermos encorajando isso e ajudando a torná-lo uma realidade, então, muito provavelmente, estamos enfrentando desafios.

As organizações, na realidade, não fazem nada. Sim, pode-se argumentar que o desempenho agregado de cada membro da equipe pode ajudar a explicar o sucesso; contudo, são as pessoas que realizam as coisas. Elas concluem o trabalho, mudam os processos, e atingem as metas que impulsionam as principais iniciativas e trazem resultados favoráveis.
Todos estes fatores são acelerados quando as pessoas executam bem, como uma equipe.
O treinador de futebol americano Bill Belichek é famoso por dizer que, “numa equipe, não é a força dos jogadores na sua individualidade que conta; é a força da unidade e como eles funcionam em conjunto”.
Sua organização utiliza o trabalho em equipe para impulsionar o sucesso estratégico?

Os 11 mandamentos do Trabalho em Equipe:
1) Trabalhe para ganhar confiança.
2) Ajude a cada um a vencer.
3) Demonstre respeito a cada um.
4) Tome decisões baseadas no consenso.
5) Seja comprometido.
6) Enfrente os problemas imediatamente.
7) Conheça um ao outro.
8) Mantenha as expectativas visíveis e claras.
9) Elimine companheiros de equipe tóxicos.
10) Trabalhe duro e divirta-se.
11) Acredite em você mesmo.

Bem, concluindo o compartilhamento deste artigo de Monte Pedersen, queremos agradecer a todos por termos estado juntos neste 2022, na expectativa de que possamos continuar juntos em 2023. Assim, queremos desejar a todos os amigos, clientes e seguidores deste canal Felizes Festas! Um belíssimo Natal a todos e um Feliz 2023!

Muito sucesso nos seus negócios!

Publicações recentes

Publicações relacionadas