Líderes Corajosos

Compartilhamos, hoje, com todos os nossos amigos e seguidores deste canal, nossa tradução de mais um artigo do renomado consultor norte-americano, Monte Pedersen, um especialista em estratégia organizacional, liderança e trabalho em equipe.

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para impulsionar o seu negócio!

Vamos ao texto de Pedersen.

Este Rapidinhas quer ajudá-lo a ter ‘Coragem para liderar’.

Diz-se, com frequência, que ‘os grandes líderes não se propõem a ser um grande líder. Eles se propõem a fazer a diferença. Nunca se trata do papel; trata-se sempre do objetivo’.

Todos nós sabemos e compreendemos a importância da liderança. É aquele elemento necessário em todas as organizações que, quando ausente, sentimos a perda.

Sabemos que isto é verdade porque ninguém se empenha quando um líder não está empenhado. Nesse mesmo sentido, os líderes devem ser portadores da visão da organização. A incapacidade ou o fracasso de um líder em fazer isso garante que nada será feito ou alcançado. Para fazer quase tudo, precisamos de indivíduos dispostos a fazer o que a maioria dos outros não faz.

Mais uma razão para precisarmos, e muito, de líderes corajosos.

A coragem é uma característica, altamente valorizada nos líderes, que nos permite tomar medidas corajosas e decisivas, mesmo em circunstâncias difíceis ou arriscadas. Eles têm as mãos nos controles e  confiamos na sua capacidade de navegar.

Características dos líderes corajosos:

a) defendem aquilo em que acreditam;

b) mantêm-se confiantes, apesar de saberem que o fracasso é sempre possível;

c) proporcionam tranquilidade nos momentos de crise e de medo, sempre demonstrando empatia;

d) lideram com um propósito e são motivados para atingir os objetivos necessários;

e) colocam outros à frente e se sacrificam por um bem maior.

O desafio é este: a maioria de nós não tem o que é necessário. Não estou dizendo que estas características de liderança não podem ser aprendidas através de trabalho árduo, experiência e sob orientação. Sem dúvida, podem.

O que estou dizendo é que a maioria de nós não está disposta a fazer o que é necessário. Queremos o título e as recompensas extrínsecas que ele traz sem a ansiedade, as duras escolhas e as conversas difíceis.

Está na hora de encontrarmos a nossa coragem para liderar, desenvolver e aplicá-la de forma consistente naquilo que fazemos.

Todos os dias.

Até a próxima, lidere sem medo e execute com perfeição”.

Muito sucesso nos seus negócios!

Publicações recentes