Medir para Gerir

Estamos dando os primeiros passos para fazer chegar, principalmente a você, pequeno e médio empre-sário, nossa experiência acumulada na condução de projetos de gestão empresarial em grandes consultorias, tanto no Brasil como no exterior, além de termos atuado como gestores profissionais em várias grandes empresas, brasileiras e  multinacionais, nos últimos 30 anos.

Reservamos este espaço, em nosso portal, para abordar temas importantes sobre gestão empresarial, sem a pretensão de aqui esgotá-los, mas para suscitar sua curiosidade em querer se atualizar, cada vez mais, e buscar o conhecimento de ferramentas gerenciais que possam trazer resultados consistentes e duradouros para o seu negócio. Afinal, estamos aqui para ajudá-lo nesta empreitada, a fim de que sua empresa cresça com segurança, eficiência e lucratividade.

Quinzenalmente, você encontrará aqui algum tema de interesse para a reflexão sobre o modelo de gestão dos processos de sua empresa, e também inspiração para deixá-la num nível de gestão atualizado às melhores metodologias empregadas no mercado. Mais uma vez, conte com nossa experiência para uma ajuda profissional de acordo com suas necessidades.     

Sem mais delongas, pois seu tempo é matéria-prima escassa e preciosa, foquemos o tópico de hoje, intitulado “Medir para Gerir”.    

Se você não consegue medir suas operações e processos, você terá enormes dificuldades para gerenciá-los e, acima de tudo, para propor melhorias para um desempenho mais eficiente. Entretanto, você precisa ter em mente que somente medir não fará com que melhore, como em um passe de mágica, o desempenho de um processo ou o desempenho de sua empresa. Você precisa estar, realmente, aberto a novas experiências para conseguir melhorá-lo. Essa melhoria passa pela definição de bons indicadores de gestão, pelo treinamento dos seus gestores em como utilizá-los, pela definição de metas de desempenho, pelo conhecimento de novas técnicas e ferramentas, pela automatização e/ou robotização de processos; enfim, pela adoção de algum ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, um software adequado ao porte de sua empresa que integre seus processos e lhe traga segurança e agilidade no processamento das informações gerenciais.

Esta abertura a novas experiências, a que nos referimos no parágrafo anterior, ajudará a colocar a sua empresa em um novo patamar de gestão, introduzindo-a aos conceitos da Indústria 4.0, um modelo que, em síntese, engloba automação e tecnologia da informação.

Publicações recentes

Publicações relacionadas