Compartilhamos, hoje, com todos os nossos amigos e seguidores deste canal, nossa tradução de mais um artigo do renomado consultor norte-americano Monte Pedersen, um especialista em estratégia organizacional, liderança e trabalho em equipe.
Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para alavancar o seu negócio!
Vejamos, então, o texto de Pedersen.
“Dê uma rápida olhada nisto: Não existe esta coisa chamada ´planejamento estratégico´!
Há estratégia e há planejamento; e, quando juntas, são apenas duas palavras que não significam nada.
Muitos líderes se iludem com a ideia de que, quando planejam, são bem-sucedidos. O planejamento é uma coisa boa, mas ele não é uma estratégia. Para dar a si próprio e/ou à sua organização a melhor oportunidade de ser bem-sucedido no que faz, precisa de uma estratégia; e, de fato, essa estratégia é uma TEORIA.
Segundo o especialista em estratégia, Roger L. Martin, ´uma teoria é um palpite. É o melhor exemplo de argumento sobre como você se posiciona para vencer a concorrência no campo de jogo de sua escolha´.
Planejamento é algo que se faz o tempo todo. Ficamos confortáveis com isso porque é algo que podemos controlar. Podemos dizer que quando há algo que queremos fazer, sendo viável para nós, a gente vai e faz.
A estratégia (nossa teoria sobre como vencemos), por outro lado, é ambígua, sujeita a outras informações, e sempre com a necessidade de ajustes. Geralmente, não somos muito bons em lidar com a ambiguidade, e é por isso que precisamos de ‘um conjunto integrador de escolhas’ para trabalhar; de novo, conforme Roger Martin.
Temos que aceitar o fato de que nossa estratégia não pode ser prevista. Sempre haverá risco e incerteza.
Planejar é a melhor maneira de fracassar. Ter uma estratégia lhe dá a melhor chance possível de sucesso.
Até a próxima, lidere sem medo e execute com perfeição”.
Muito sucesso nos seus negócios!