PDCA – Plan, Do ,Check, Action

Todo tipo de negócio, seja no segmento industrial, seja no segmento de serviços ― e independentemente do seu tamanho ― requer uma boa gestão de toda a operação.  Mas, o que vem a ser uma boa gestão?

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade. Pense nisso para alavancar o seu negócio!

Em resposta à pergunta inicial, para chegarmos a uma boa gestão, precisamos adotar algum método ou metodologia que nos mostre o passo a passo para podermos nos posicionar como uma empresa que se caracteriza pela prática da boa gestão. Aqui entra a metodologia do ciclo PDCA.

Esta sigla PDCA é originária da língua inglesa, constituída pelas palavras Plan, Do, Check, Action, ou seja, Planejar, Executar, Controlar, Agir.

A metodologia PDCA não é apenas um método para a busca de resultados, mas um método que direciona nossa visão para a manutenção dos resultados obtidos e para a sua melhoria contínua. Não basta, portanto, obter os resultados almejados, mas que os gestores de sua empresa sejam treinados e  preparados para, ao dominarem a metodologia, sempre aprimorar os processos internos, utilizando a prática do planejamento, da padronização dos processos, da documentação das operações, bem como dos indicadores necessários para medições cada vez mais precisas,  a fim de que se possa garantir que tais resultados sejam crescentes e perenes. 

Portanto, a metodologia PDCA é uma poderosa e indispensável ferramenta de gestão para se atingir 

novos níveis de excelência na gestão dos seus processos e do seu negócio como um todo, seja de que porte for. O foco do PDCA está centrado na qualidade, que é o resultado final da sua aplicação, mas suportado por três pilares que dão essa garantia de qualidade, a saber, a tecnologia, os processos e as pessoas. 

Finalmente, a prática do PDCA requer o envolvimento e a participação de todas as pessoas responsáveis por seus respectivos processos, bem como os seus operadores. Este movimento faz com que a comunicação atinja um bom nível de uniformização e sua consequente melhoria, contribuindo, assim, para que todo o grupo participe de um processo contínuo de aprendizagem e do entendimento do papel de cada um na busca da melhoria contínua de todos os processos do seu negócio. Dissemos todos os processos, pois o aprimoramento e a melhoria contínua devem permear toda a organização, ou seja, os colaboradores, os clientes, os fornecedores, os distribuidores e todos os parceiros do seu empreendimento.     

Uma boa leitura e sucesso nos negócios.

Publicações recentes

Publicações relacionadas