Planejamento de vendas e operações – S&OP

O que vem a ser o S&OP (Sales and Operations Planning)?

Em língua portuguesa, prezado leitor, isto significa Planejamento de Vendas e Operações, ou seja, estamos tratando de uma metodologia de gestão que se caracteriza por ser um processo estruturado e integrador dos planos de Vendas, de Produção e de Materiais, sendo parte integrante do planejamento estratégico da empresa. Sua adoção propicia a busca de soluções que facilitam a sincronização com os requisitos de demanda e oferta, contribuindo para um maior controle da cadeia de suprimentos (Supply Chain). Esta integração de planejamento ― Vendas, Produção e Materiais ― busca diminuir os custos da empresa e, com isto, obter o máximo de lucratividade, produtividade e boa capacidade de atender à demanda.

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias e sob medida para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade. Pense nisso para alavancar o seu negócio! Boa leitura!

Não é uma tarefa fácil gerenciar uma empresa ou negócio, principalmente, quando não há uma integração entre os planos de Vendas, Produção e Materiais. Esta falta de integração significa que as equipes de vendas, de produção e de materiais não estão trabalhando em conjunto, mas cada um por si. E, neste contexto, torna-se evidente a falta de comunicação entre as áreas envolvidas no processo, ocasionando várias restrições de capacidade operacional,  pois não conseguem saber qual a previsão de demanda, quanto de matéria prima está disponível, qual é a capacidade de produção e, finalmente, qual a capacidade de estocagem. É aqui, então, que entra o processo de S&OP (Sales and Operations Planning) ― Planejamento de Vendas e Operações.

Enumeramos, a seguir, alguns dos benefícios que uma empresa obtém ao adotar esta metodologia:

a) a integração das equipes de vendas, de produção e de materiais contribui para a maior participação dos responsáveis pelo planejamento e acompanhamento das mudanças no modelo de gestão;

b) traz mais agilidade para avaliar o desempenho e promover mudanças para a melhoria contínua dos seus processos produtivos;

c) propicia uma visibilidade maior da oferta e demanda dos produtos da empresa;

d) os planejamentos passam a ser mais realistas e são seguidos pelas diversas áreas envolvidas;

e) os resultados e decisões são baseados em números e fatos;

f) a administração do orçamento da empresa se torna mais correta, transparente e realista;

g) há melhoria considerável no atendimento ao cliente;

h) ocorre importante diminuição nos níveis de estoque e, portanto, maior redução nos custos operacionais;

i) enfim, proporciona uma melhoria nos relacionamentos interdepartamentais de toda a empresa.

Para implantar a metodologia S&OP (Sales and Operations Planning), ou Planejamento de Vendas e Operações, respeitando-se o processo de planejamento de cada empresa ou negócio, em geral, há 05 (cinco) etapas fundamentais a serem seguidas:

a) FAZER A COLETA DE DADOS: neste sentido, busca-se saber quais as previsões existentes. Além disso, precisa-se ter informações do nível dos estoques e do volume de vendas, por linha de produto, nos últimos 12 (doze) meses;

b) FAZER O PLANEJAMENTO DE DEMANDA: com base nos dados coletados na etapa anterior, elaborar a projeção de demanda para os próximos 12 (doze) meses;

c) FAZER O PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES: nesta etapa, temos que avaliar a capacidade de produção da empresa, a capacidade de estocagem e a capacidade de distribuição dos produtos;

d) FAZER A REUNIÃO PRÉVIA DE S&OP (Sales and Operations Planning): esta é uma reunião de consenso dos responsáveis por este processo, cujo objetivo é revisar todos os elementos coletados e fazer o alinhamento da demanda com os planos de produção, a fim de verificar se atendem os requisitos financeiros, bem como os objetivos da empresa;

e) FAZER A REUNIÃO EXECUTIVA: o objetivo desta reunião é verificar se algum dos participantes tem mais alguma contribuição final a fazer, revisar o plano e aprovar a versão final.

Concluindo esta breve apresentação do tema, é notório que, a implantação da metodologia S&OP (Sales and Operations Planning)  ― Planejamento de Vendas e Operações, trará uma maior integra-ção com o planejamento de negócios da empresa, impactando diretamente na redução dos seus custos operacionais, além de promover uma melhor integração em todo o ambiente de trabalho.  

Muito sucesso nos seus negócios!

Publicações recentes

Publicações relacionadas