Hoje, quero chamar a atenção dos leitores e seguidores deste canal, para o Sr. David Mclean, um consultor organizacional canadense que, frequentemente, publica, no Linkedin, artigos de grande importância voltados para liderança, cultura organizacional, inovação etc.
O título do artigo “Práticas Resilientes” é resultado de minha leitura e tradução da publicação compartilhada pelo Sr. Mclean, nesta última semana.
Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para alavancar o seu negócio!
A publicação compartilhada pelo Sr. Mclean diz que “o caminho, inevitavelmente, torna-se pedregoso, difícil. O que você faz para, de maneira proativa, manter sua resiliência? Quais as experiências próprias que mudaram sua vida?”
E o texto continua. “Aqui estão 5 categorias de práticas resilientes:
1) Mude a narrativa
Quando algo ruim acontece, frequentemente, ficamos relembrando, martelando em nossas cabeças, revivendo a dor. Chama-se este processo de ruminação; é como um girar cognitivo das rodas, que não nos leva em direção à cura ou crescimento. A prática da Escrita Criativa pode nos fazer avançar, ajudando-nos a conseguir novas percepções para os desafios de nossas vidas;
2) Encare seus medos
A prática da Superação do Medo foi planejada para ajudar nos temores do dia a dia de nosso modo de vida, como o medo de falar em público, o medo de altura, o medo de andar de avião. Não podemos falar com nós mesmos sobre tais medos; em vez disso, temos que dominar, diretamente, as emoções. O primeiro passo é, lentamente, de forma repetitiva, se expor àquilo que o assusta, em pequenas doses;
3) Pratique autocompaixão
Autocompaixão implica ter compaixão com nós mesmos: confrontar o nosso próprio sofrimento com uma atitude de cordialidade e bondade, sem julgamento. Em um estudo, os participantes de um programa de oito semanas, denominado Consciente da Autocompaixão (Mindful Self-Compassion), relataram, posteriormente, mais consciência plena e satisfação de vida, com baixa depressão, ansiedade e estresse, comparados com as pessoas que não participaram. Os benefícios duraram até um ano;
4) Medite
Os gurus da consciência plena gostam de fazer-nos lembrar de que nossos pensamentos mais dolorosos são, geralmente, em relação ao passado ou ao futuro: lamentamos ou ficamos ruminando as coisas que deram errado, ou ficamos ansiosos por aquelas que ainda virão. Quando fazemos uma pausa e colocamos nossa atenção no presente, frequentemente, achamos que as coisas estão bem;
5) Cultive o perdão
Se ficar com rancor está deixando você paralisado ou hesitante, as pesquisas sugerem que cultivar o perdão poderia ser benéfico para a sua saúde mental e física. Comece por admitir, com clareza, o que aconteceu, incluindo como se sente e como está afetando a sua vida agora. Em seguida, comprometa-se em perdoar, ou seja, deixe de lado o ressentimento e a animosidade para o seu próprio bem; o perdão não significa deixar o ofensor à vontade ou mesmo fazer uma reconciliação com ele.”
Complementando o texto traduzido, é importante acrescentarmos que a resiliência é uma competência de grande valia para qualquer ser humano. Ela demonstra nossa capacidade de lidar e superar as adversidades e os obstáculos que a vida nos impõe.
As pessoas, que têm esta característica de resiliência, estão mais aptas a enfrentar as situações mais adversas, com uma visão mais otimista. Elas buscam aprender, de forma determinada, com suas falhas, seus erros, e conseguem superá-los, seguindo em frente, com mais vigor, perante situações negativas da vida.
Bem, caros leitores e seguidores deste canal, aí está a tradução da publicação compartilhada pelo Sr. Mclean. Esperamos que o tema seja do interesse de todos.
Muito sucesso nos seus negócios!