Relacionamento com as tecnologias

Frequentemente, ouvimos alguém perguntando: “Como você se relaciona com as tecnologias?”, ou “Qual o seu relacionamento com as tecnologias?”

Quando este tipo de pergunta é dirigido a mim, normalmente, respondo que não me relaciono com tecnologias. Como assim? A razão é bem simples. Relacionamento, prioritariamente, implica a existência de pessoas, de interlocutores, com maior ou menor capacidade de se comunicar no seu idioma, mas, sempre pessoas. Como você pode desenvolver um relacionamento com um cidadão norte-americano se você não conhece o idioma inglês, nem ele o português? Ou ainda, como podemos ter um relacionamento com um surdo-mudo se não dominarmos a linguagem de sinais? Complicado, não é mesmo? Consideremos algo ainda mais simples: você consegue ter um relacionamento com o seu cachorro? Acho que não; você consegue, sim, interagir com ele, através de sinais e de gestos. 

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para alavancar o seu negócio!

Como é importante este tema das tecnologias em nossas vidas! No Brasil, os computadores portáteis (os famosos notebooks) começaram a se “popularizar” em meados da década de 1990. Em mais ou menos 20 anos, chegamos aos conceitos e sistemas que hoje conhecemos como a era da Internete das Coisas (IoT). Mas, chegarmos a falar em relacionamento com elas, é um exagero descabido! Como se dizia antigamente, “devagar com o andor”.

As tecnologias são ferramentas de extrema importância para aprimorar e agilizar os nossos relacionamentos com as pessoas e com as empresas. E, empresas, de novo, são constituídas por pessoas. Assim, as tecnologias são suporte, apoio, para sermos mais eficientes e eficazes nos nossos relacionamentos, quer sejam pessoais, quer sejam de negócios. O profissional, que não interage com as tecnologias de hoje, está fora do mercado. 

Feitas estas digressões, por assim dizer, sobre relacionamento, esta semana descobrimos um portal, que chamou nossa atenção, cujo endereço é www.clubedecriacao.com.br. Este portal publicou uma pesquisa de mercado da Ipsos, uma multinacional francesa, em um evento do IBMEC São Paulo. Esta pesquisa foi feita há 15 anos. Denominada de Jovens na Era Global – Interatividade e Interconectividade, “mostra a relação do jovem com a tecnologia e como as novas formas de comunicação e interação entre as pessoas influenciam e ditam as regras de convivência social.” Esta pesquisa foi feita com jovens de 13 a 24 anos. Portanto, caros leitores, é a nova geração que, nos dias atuais, está aí trabalhando ou disponível no mercado.

Ainda, considerando esta pesquisa da Ipsos, “realizada entre julho e agosto de 2006, o computador está presente em 19% dos domicílios brasileiros, consoles de jogos estão em 16% e telefones fixos estão em 50% dos domicílios, número inferior ao dos telefones celulares que estão em 68% dos lares e contam com a marca de mais de 100 milhões de aparelhos em operação no país.” 

Segundo o IBGE, hoje, já são mais de 242 milhões de celulares no país. Ainda, segundo o IBGE, se adicionarmos os notebooks e os tablets este número vai a 352 milhões de dispositivos no Brasil. Com, aproximadamente, 214 milhões de habitantes, o Brasil estaria com algo em torno de 1,6 dispositivos por pessoa. São números impressionantes!

Como conclusão deste tema, caros leitores e seguidores deste canal, há uma variedade significativa de tecnologias disponíveis para nós. Estas tecnologias se apresentam sob diversas formas, a saber, a  internete de uma maneira geral, os jogos (difundidos como games), os vídeos, as fotos, os blogues, os correios eletrônicos (os famosos e-mails), os chats, os aplicativos, de toda ordem, à nossa disposição na rede mundial etc. Todas estas formas de tecnologia nos ajudam a aperfeiçoar e agilizar os nossos relacionamentos, quer no âmbito pessoal e familiar, quer no âmbito dos negócios. São ferramentas, hoje, indispensáveis para qualquer profissional, com as quais devemos interagir e, obrigatoriamente, dominá-las dentro das necessidades da atuação profissional de cada um.

Muito sucesso nos seus negócios!

Publicações recentes

Publicações relacionadas