Sistema de gestão por indicadores

Em nossa última publicação, em 08/11/21, abordamos o Índice de Eficácia Global de Equipamentos (OEE – Overall Equipment Effectiveness), simplesmente conhecido como OEE

Em decorrência desta abordagem, decidimos, nesta oportunidade, tratar do tema “Sistema de Gestão por Indicadores”, muito conhecido entre os gestores como Balanced Scorecard – BSC. Literalmente diríamos, em português, “Registro da Pontuação Ponderada” ou, ainda, “Registro dos Indicadores Balanceados”.

Respeitando a metodologia e o conceito do BSC, desenvolvemos e implantamos, em conjunto com seus gestores, um elenco de indicadores de desempenho com suas respectivas metas,  fazendo o alinhamento entre o planejamento estratégico e as ações operacionais da sua empresa. Portanto, a metodologia do Balanced Scorecard – BSC consiste, fundamentalmente, em alinhar a estratégia e a operação do seu negócio para a busca de resultados consistentes. 

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade. Pense nisso para alavancar o seu negócio!

A metodologia do Balanced Scorecard – BSC foi publicada em 1992 por seus criadores Robert Kaplan e David Norton. À época, Robert Kaplan era professor da Universidade de Harvard e seu parceiro David Norton um executivo de negócios e consultor de gestão. Esta parceria trouxe uma enorme contribuição para o campo da administração, visto que esta metodologia visava medir e avaliar o desempenho das empresas por meio de indicadores quantificáveis e, ao mesmo tempo, verificáveis.

Originalmente, o método Balanced Scorecard – BSC apresentava quatro perspectivas ou dimensões para a avaliação das empresas: Financeiro, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.

Aproximadamente, a partir dos anos 2000, com o crescimento dos problemas ambientais, os empresários e consultores de gestão passaram a ter  maior preocupação com os impactos das operações dos negócios no meio ambiente e, consequentemente, na comunidade. Isto deu origem a agregar, ao tradicional Balanced Scorecard – BSC, uma quinta perspectiva, ou seja, Comunidade e Meio Ambiente, a fim de se avaliar as empresas também sob este prisma.

Desta forma, a J. C. MACHADO CONSULTORIA, ao desenvolver e implantar a metodologia do Balanced Scorecard – BSC, também aderiu à utilização desta quinta perspectiva no seu modelo de desenvolvimento do Sistema de Gestão por Indicadores. Isto contribui para que os gestores das empresas passem a medir e avaliar os impactos dos respectivos processos no meio ambiente e na comunidade onde a organização está inserida.

Concluindo esta abordagem introdutória à metodologia do Balanced Scorecard – BSC, enumeramos, a seguir, as cinco perspectivas do modelo que utilizamos para a implantação do Sistema de Gestão por Indicadores:

Entendi! Vou corrigir a formatação dessa parte do texto, organizando os espaçamentos e a estrutura para garantir uma leitura mais fluida no seu blog. A seguir está a versão com o espaçamento adequado:

1) Resultado Financeiro

Os indicadores para medir e avaliar o desempenho financeiro devem espelhar a estratégia global nos resultados do negócio, refletindo a necessidade dos acionistas.

2) Clientes

Nesta perspectiva, devemos estabelecer os indicadores que permitem medir e avaliar a satisfação dos clientes e a participação do negócio no mercado, mantendo o foco na retenção dos clientes atuais, na ampliação da carteira e na lucratividade.

3) Processos Internos

É uma perspectiva que auxilia os gestores a lançar um olhar sobre os próprios processos, redesenhando-os conforme as necessidades para a busca da eficiência e da produtividade.

4) Recursos Humanos

Nesta perspectiva, lança-se um olhar sobre as pessoas, sua qualificação e seu aprendizado dentro da empresa. Ou seja, aqui as métricas precisam focar no aprimoramento do conhecimento, a fim de enriquecer a experiência do colaborador e motivá-lo a se aperfeiçoar. Afinal, nenhuma dessas perspectivas se sustenta sem recursos humanos treinados, capacitados, experientes e motivados.

5) Comunidade e Meio Ambiente

Principalmente nas últimas duas décadas, muito se tem falado sobre desenvolvimento sustentável. É nesta perspectiva que devem ser definidos indicadores que permitem medir e avaliar o impacto dos processos da empresa na comunidade e no meio ambiente. A otimização dos processos internos, com um olhar atento para a geração de resíduos, permite que a empresa se mantenha bem posicionada no mercado e na comunidade em geral, obtendo admiração e respeito dos seus consumidores.

Bem, amigos leitores, como podem observar por este resumo apresentado, o Balanced Scorecard – BSC é um tema de grande amplitude, que exige bastante estudo e disciplina dos gestores do seu negócio, bem como dos consultores escolhidos para ajudá-los na definição e implementação de  indicadores consistentes e necessários para a gestão de cada processo da empresa.

Uma boa leitura e sucesso nos negócios.

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