Administração enxuta

Nas últimas duas publicações de dezembro/2021, tratamos do tema Produção Enxuta (Lean Manufacturing). Nesta oportunidade, vamos abordar o tema Administração Enxuta (Lean Office).

Lembramos aos leitores que, ambos os temas ― Produção Enxuta e Administração Enxuta ― têm foco nos desperdícios que permeiam seus respectivos processos, ou seja, os processos da produção e os processos administrativos. Desta forma, caro leitor, sempre veja o desperdício como uma oportunidade para melhorar a produtividade da sua empresa e do seu negócio como um todo, a fim de que se mantenha competitivo no mercado em que atua.

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade. Pense nisso para alavancar o seu negócio! Boa leitura!

A Administração Enxuta (Lean Office) nada mais é que o transporte dos conceitos de gestão, oriundos da Produção Enxuta (Lean Manufacturing), para aplicação dentro dos processos administrativos, ou seja, para o ambiente dos escritórios. Isto significa examinar os desperdícios que acontecem no fluxo das rotinas administrativas e no fluxo da informação.

Queremos destacar que, no caso de processos administrativos, existe um grau de dificuldade maior para a identificação dos desperdícios. Diferentemente de uma área de produção, os processos administrativos não são tão visíveis. Há necessidade de se fazer um mapeamento do fluxo do processo, entrevistando cada um dos participantes da operação, a fim de que se possa entender plenamente o fluxo operacional, o fluxo de valor e os desperdícios. Com isto muito claro, estaremos em condições de fazer o dimensionamento correto das operações administrativas, colocando seu escritório em outro patamar de produtividade.

Nesta mesma linha, muitas vezes ouvimos o termo Gestão Administrativa Enxuta (Lean Management). Independentemente do termo utilizado, o fato é que se busca, com este conceito, reduzir os desperdícios em todos os processos do ambiente de escritório como a área comercial, a área financeira, a área contábil, a área de controladoria, a área de compras, a área de qualidade, a área de recursos humanos e outras na função de apoio administrativo. Em todo este ambiente, a análise dos processos vai nos levar, ao final, a identificar aquelas atividades ou operações que não agregam valor ao seu produto ou serviço, permitindo um redesenho dos processos para a obtenção de maior eficiência, produtividade e lucratividade.

Por fim, lembramos a você, leitor, que métodos e princípios na gestão de processos exigem um forte trabalho dos gestores para o envolvimento das pessoas, a fim de que elas sejam capacitadas e motivadas para a sua aplicação no dia a dia das operações. Com um forte envolvimento das pessoas, todos vão entender que reduzir desperdícios é trazer redução de custos para a sua empresa, deixando-a mais competitiva no mercado.

Muito sucesso nos seus negócios!

Publicações recentes

Publicações relacionadas