Temos a oportunidade de, mais uma vez, compartilhar, com todos os nossos amigos e seguidores des-te canal, nossa tradução de artigo do renomado consultor norte-americano, Monte Pedersen, um especialista em estratégia organizacional, liderança e trabalho em equipe.
Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para impulsionar o seu negócio!
Vamos ao texto de Pedersen.
“Vejam no Rapidinhas o entendimento atual sobre liderança…
Como líderes, quando queremos um resultado específico da nossa equipe, podemos ser culpados por insistir muito para conseguir tal resultado. Muitas vezes, fazemos isso pensando que é o melhor caminho e o mais prático para o sucesso.
Quando ditamos ordens, limitamos o diálogo e, consequentemente, a comunicação. Enviamos uma mensagem sutil que diz que não confiamos na nossa equipe ou na sua capacidade de gerir, estabelecer prioridades e fazer o que é melhor para a organização.
Ao agir desta forma, criamos seguidores, ao invés de líderes.
Pressionar e dirigir as pessoas tem um efeito desmotivador sobre elas. Isso retira qualquer margem de manobra no processo de decisão. Os membros da equipe se esforçam para não estragar tudo, em vez de utilizarem os seus conhecimentos e experiência para realizarem as coisas à sua maneira, talvez encontrando uma solução melhor.
O capitão David L. Marquet ― oficial reformado da Marinha dos Estados Unidos, autor, palestrante e criador da filosofia Líder-Líder ― nos diz como podemos criar mais líderes:
- em vez de se concentrarem numa profunda análise do trabalho, concentrem-se na análise profunda dos seus colaboradores;
- em vez de exigir mais relatórios e ter mais pontos de controle, exijam menos;
- em vez de mais liderança resultar em mais seguidores, pratiquem menos liderança e façam com que mais pessoas atuem como líderes.
Se simplesmente compreendermos que a liderança tem a ver com aqueles que lideramos e não conosco, nem com as nossas aspirações, todos ganhamos.
Até a próxima, lidere sem medo e execute com perfeição”.
Muito sucesso nos seus negócios!