Drama no local de trabalho

Compartilhamos, hoje, com todos os nossos amigos e seguidores deste canal, nossa tradução de mais um artigo do renomado consultor norte-americano, Monte Pedersen, um especialista em estratégia organizacional, liderança e trabalho em equipe.

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para impulsionar o seu negócio!

Vamos ao texto de Pedersen.

É raro o dia em que não passamos por algum tipo de drama no trabalho. O Rapidinhas de hoje nos conduz a uma jornada dramática.

Boatos, fofocas, críticas ‘pelas costas’ e até sabotagem. O drama, no local de trabalho, assume muitas formas, todas elas prejudiciais para a saúde dos trabalhadores e ameaçadoras para o sucesso da organização.

O drama no local de trabalho acontece, diariamente, e quase a qualquer momento, na maioria das organizações. Se você já teve um emprego, é provável que já tenha visto ou vivido um drama diretamente. Quando isso acontece, não se pode levar para o lado pessoal.

Eis porque é que isso acontece.

O mau comportamento no trabalho, frequentemente, ocorre como uma prática APRENDIDA. Em  geral, é entendido como fazendo parte da cultura de uma empresa, quando acontece de forma contínua. A dura verdade dos dramas no local de trabalho é que, quando os toleramos, sofremos danos proporcionais ao tempo que é necessário para solucioná-los.

As empresas que, com regularidade, vivem dramas no local de trabalho, sofrem de um déficit cultural relacionado com a ausência de ‘comportamentos básicos’ definidos. Os comportamentos básicos são definidos como as normas mínimas de comportamento para todos os membros da equipe.

Tais comportamentos básicos são os limites que mantêm a equipe honesta, alinhada e colaborativa. São a aposta para o jogo. Vocês têm que respeitar tais limites, ou serão retirados da equipe.

Quando surgem déficits culturais, eles permitem que os comportamentos negativos criem raízes. São comportamentos que vão desde pequenas fofocas e críticas pelas costas, até às grandes rupturas no trabalho, suficientemente grandes para perturbar os departamentos e arruinar dias inteiros de trabalho.

Os líderes devem sempre trabalhar, de forma rápida, para erradicar a toxicidade do local de trabalho. Quando a liderança não tolera o mau comportamento, os outros também não o toleram.

Como em muitas outras coisas na liderança, a toxicidade começa e termina no topo da hierarquia. Tenha cuidado ao lidar com o drama no local de trabalho, mas nunca o deixe persistir.

Até a próxima, lidere sem medo e execute com perfeição”.

Muito sucesso nos seus negócios!

Publicações recentes

Publicações relacionadas