Gestão de processos

O que vem a ser uma gestão de processos?

Precisamos entender, em primeiro lugar, prezado leitor, o que significa um processo dentro de um ambiente empresarial ou organizacional.

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias e sob medida para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade. Pense nisso para alavancar o seu negócio! Boa leitura!

Bem, quando falamos em processo, nas empresas, estamos identificando uma sequência operacional de rotinas relacionadas entre si, caracterizando o início, o meio e o fim de uma determinada operação ou de um conjunto de operações. E, quando relacionamos um determinado processo com o conjunto de processos estabelecidos, conseguimos enxergar o funcionamento da empresa.

Compreendido este conceito fundamental de processo, podemos tratar, então, do que vem a ser uma gestão de processos. E, ao pensarmos nisso, nasce uma pergunta cuja resposta é o centro de tudo que compõe esta prática de gestão: Como podemos nos assegurar de que um determinado processo está sendo aperfeiçoado, ou seja, contribuindo para os  resultados do negócio?  

Em resposta à pergunta acima formulada, dizemos que a gestão de processos ― muitas vezes chamada de BPM (Business Process Management) ― é um conjunto de práticas gerenciais que nos leva ao aperfeiçoamento, à melhoria contínua dos processos de uma empresa, contribuindo para a sua lucratividade. Significa dizer que, quando voltamos nosso olhar para os processos, passamos a conhecer melhor todos os fluxos da empresa, propiciando-nos uma visão holística da organização.

Já tivemos a oportunidade de abordar uma dessas práticas gerenciais, aqui no Blogue, em matéria publicada em 22/11/2021, sob o título “Sistema de gestão por indicadores”, o tão falado BSC (Balanced Scorecard). Recomendamos a leitura desta matéria porque ela é um grande ponto de partida para aquela empresa que já redesenhou e implantou seus processos, ou mesmo para aquela empresa que está iniciando este redesenho, visto que o estabelecimento de indicadores por processo é fundamental para a busca da melhoria contínua.

Concluindo esta matéria, reforçamos que, após o redesenho do processo e de sua implantação, é de suma importância que tenhamos bons indicadores para que se possa avaliar o desempenho e fazer a mensuração dos resultados obtidos em cada processo. Esta prática de avaliar desempenho e de mensurar resultados, nos ajuda a manter os processos sob o radar gerencial e a estimular a participação de toda a equipe envolvida na busca da melhoria contínua, fato que contribuirá firmemente para a redução dos custos operacionais e para o aumento da satisfação dos clientes, repercutindo de forma importante na sua experiência de consumo.

Muito sucesso nos seus negócios!

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