MCM – Manufatura de classe mundial – Os dez pilares técnicos

Na matéria publicada em 20/06/2022, apresentamos os dez pilares gerenciais da metodologia MCM – Manufatura de Classe Mundial. Hoje, trataremos dos dez pilares técnicos que sustentam esta metodologia.

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para alavancar o seu negócio!

Como mencionamos no título desta matéria, vamos tratar hoje dos dez pilares técnicos da metodologia MCM – Manufatura de Classe Mundial. Vamos a eles:

01- Segurança: neste pilar devemos considerar sempre ações preventivas. Aqui estão envolvidas as ações de melhoria contínua do ambiente de trabalho com vistas à eliminação dos riscos de acidente;

02- Custo de Implantação: o pilar “custo de implantação” precisa estar bem estruturado, a fim de que se possa elaborar um plano eficiente e eficaz de redução de custos. Isto é imprescindível para estabelecer as mudanças necessárias na maneira de produzir, e identificar os desperdícios atuais a serem eliminados;

03- Foco na Melhoria Contínua: o objetivo aqui é, acima de tudo, buscar a redução dos custos e eliminar, dentro do possível, aquelas atividades que não agregam valor ao produto;

04- Manutenção Autônoma: a implementação deste pilar transforma o operador em dono do equipamento. Além de responsável pelo processo, o operador passa a ser responsável por cuidar do equipamento e do que acontece ao seu redor. Tudo isso para atingir melhores resultados através da redução das perdas e da melhoria da produtividade;

05- Manutenção Profissional: é muito comum encontrarmos falhas por ausência de ações preventivas, além de pouca colaboração entre os operadores de máquinas e a equipe responsável pelos serviços de manutenção. Neste sentido, a implementação deste pilar técnico exigirá atividades como analisar as causas das falhas, desenvolver a qualificação técnica da equipe de manutenção, propiciar treinamento atitudinal necessário para desenvolver o espírito de colaboração da equipe etc.;

06- Controle de Qualidade: por mais que estejamos já tomando ações preventivas na área de produção, sempre vamos nos deparar com alguma insatisfação do cliente em relação ao nosso produto. Por esta razão, este pilar é de suma importância para que possamos ter garantia de produtos com qualidade, ao menor custo;

07- Logística e Atendimento ao Cliente: falhas no controle de estoque ou paradas da produção por falta de matéria-prima são fatos geradores de problemas na Área de Logística. Assim, a metodologia do MCM – Manufatura de Classe Mundial proporciona as condições favoráveis para a melhoria do fluxo de materiais dentro da empresa e entre os fornecedores ou distribuidores;

08- Gestão de Equipamentos: o foco deste pilar é na gestão preventiva de máquinas e equipamentos. Assim, quando projetamos novas aquisições de equipamentos, devemos ter em mente a busca daqueles que oferecem melhor produtividade, eficiência, custos, qualidade e manutenção;

09- Desenvolvimento de Pessoas: como o foco da metodologia é reduzir desperdícios, não há como se conseguir isso sem investirmos nas pessoas. Muitos dos problemas que ocorrem na manufatura são oriundos do erro humano e, em alguns casos, por esta mesma falha no desenvolvimento das pessoas, ocorrem atos inseguros na operação das máquinas e equipamentos. Portanto, elaborar um plano de treinamento, considerando as deficiências da equipe, é salutar e imprescindível para sua empresa se posicionar como um competidor de classe mundial.

Neste mesmo sentido, e dependendo do porte e complexidade da operação do seu parque fabril, considere a possibilidade de criar um ambiente como Centro de Treinamento ― equipado com máquinas, equipamentos ou dispositivos, com instrutores de alta capacidade técnica e excelente didática ― para auxiliar no preparo e formação da sua equipe operacional.  

10- Meio Ambiente: por fim, este pilar técnico tem seu foco voltado para a adoção de práticas que possam contribuir para reduzir ou mesmo eliminar o desperdício dos recursos energéticos. Inicie sua implementação pela identificação das áreas e processos que geram os maiores desperdícios de energia em sua empresa.

 Lembram-se dos “Dez princípios Fundamentais” anteriormente abordados? O segundo princípio diz que “sem padrão, melhoria zero”. Vale a mesma coisa para o desperdício de energia. Defina um padrão de consumo energético para poder medir o desperdício que está acontecendo no seu processo. A partir daí, haverá condições de se investigar o tipo e o volume de desperdício energético existente, bem como traçar planos adequados para a redução ou eliminação deste tipo de desperdício.

Concluindo, caros leitores e seguidores deste canal, tivemos a oportunidade de tratar, nestas três últimas publicações sobre Manufatura de Classe Mundial, dos seguintes temas: Os Dez Princípios Fundamentais, Os Dez Pilares Gerenciais e Os Dez Pilares Técnicos.

Quando falamos a respeito de todos estes pilares, e os analisamos com bastante atenção, percebemos a necessidade de se fazer uma grande mudança cultural na empresa. E esta mudança não começa pelo nível operacional, mas pela alta gerência do negócio. É a alta gerência que pode elevar a sua empresa ao nível de competidor de classe mundial no seu ramo de atividade. Por falta de atualização e treinamento da sua equipe de gestão, ou por falta de iniciativa dos empreendedores, a empresa ficará estagnada no mercado, cada vez mais perdendo sua competitividade.

É possível implantar a filosofia MCM, na empresa, de uma só vez? Para não dizer “impossível”, diríamos que se trata de um desafio gigantesco. Muitas vezes, os gestores ou empreendedores ficam maravilhados com alguma ferramenta ou metodologia que viram na rede mundial e decidem sair implantando na empresa toda. A probabilidade de esta ação gerar frustrações em consequência dos resultados obtidos ― tanto nos aspectos comportamentais, quanto no aspecto financeiro ― é muito grande.

Portanto, nossa recomendação é de que se escolha a área que esteja apresentando o pior resultado, o pior desempenho. Transforme-a numa área-piloto ou projeto-piloto para ali serem desenvolvidas e implementadas as ferramentas e os procedimentos necessários. Construa um “Quadro de Gestão à Vista” para divulgar os resultados que estiverem sendo obtidos e divulgar a “nova” filosofia em implantação na sua empresa. Defina o gestor interno que tenha as qualificações para conduzir um projeto deste porte ou, ainda, contrate uma consultoria de gestão que dê foco exclusivo em tal projeto.  Somente após a consolidação dos resultados deste projeto-piloto é que a empresa deve se preocupar com a multiplicação desta experiência para outras áreas da empresa.

Muito sucesso nos seus negócios!

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