Compartilhamos, hoje, com todos os nossos amigos e seguidores deste canal, nossa tradução de mais um artigo do renomado consultor norte-americano, Monte Pedersen, um especialista em estratégia organizacional, liderança e trabalho em equipe.
Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para impulsionar o seu negócio!
Vamos ao texto de Pedersen.
Os Elementos Intangíveis Fazem um Líder
“Eis o que o conhecimento dos seus elementos intangíveis pode fazer por você enquanto líder.
O que é que o distingue como líder? Sim, são as suas competências técnicas, o seu conhecimento do setor e a disciplina pessoal que você traz para o grupo; mas, o que dizer das competências necessárias que nem sempre as reconhecemos?
O que são e como é que os adquirimos? Quais são os elementos intangíveis necessários para ser um líder melhor?
Os elementos intangíveis distinguem os líderes excepcionais dos outros. Embora as competências e os conhecimentos sejam, de maneira inegável, cruciais, a nossa atitude é a força invisível que molda o ambiente em que lideramos e as pessoas que o apoiam.
Trata-se de compreender que um líder bem sucedido e o seu papel vão muito além das suas tarefas e responsabilidades diárias; é necessária uma atitude positiva e a capacidade de inspirar uma mentalidade de liderança em sua equipe.
Isso implica fazer as coisas menores e mais simples. Coisas que, muitas vezes, negligenciamos e em que não pensamos, ações e gestos que farão a diferença nas nossas vidas e nas vidas daqueles que lideramos.
Ações que demonstram a nossa atenção e um gesto de humanidade.
Pode ser um bom dia como cumprimento, abrir uma porta a alguém, ou ouvir a recapitulação das aventuras familiares do fim de semana de um colega. Muitas vezes, são gestos simples com um significado maior para os outros.
Os líderes são o “exemplo” em todos os locais de trabalho. O que eles fazem dá permissão aos outros para o fazerem também. Se você não usufruir de todo o seu tempo de férias, muitos dos seus colaboradores também não o farão.
Ensinem o que sabem e saibam o que ensinam. Mas, lembrem-se de que são vocês que estabelecem o padrão diário de comportamento e desempenho dos outros.
Com certeza, vocês são talentosos, motivados, e sabem o que estão fazendo. A verdadeira pergunta é esta: “Você está disposto a aprender e a fazer aquelas coisas que farão de você um grande líder”?
É aí que residem os elementos intangíveis.
Até a próxima, liderem sem medo e executem com perfeição”.
Muito sucesso nos seus negócios!