Produção enxuta – Princípios

Há uma alta probabilidade de que você, seguidor deste portal, já tenha ouvido falar em Produção Enxuta (Lean Manufacturing)

Este é um tema tão discutido por administradores e/ou gestores que, muitas vezes, nos dá a impressão de que estamos diante de um assunto novo, moderno e avançado, devido à repercussão contínua nos ambientes acadêmicos, nos treinamentos operacionais e de gestão dentro das próprias empresas, nas áreas da administração geral e na engenharia de produção. Devemos alertá-los de que, cada vez mais, ouviremos falar e escrever sobre Produção Enxuta (Lean Manufacturing), pois, acima de tudo, estamos vivendo em um mundo cada vez mais globalizado, operando em um mercado extremamente competitivo.

Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade. Pense nisso para alavancar o seu negócio! Boa leitura!

A Produção Enxuta (Lean Manufacturing) consiste em uma filosofia e/ou conceitos de gestão provenientes do desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção, nos anos 1950, pelo engenheiro Taiichi Ohno e seus colaboradores. Todo o modelo foi concebido para maximizar os resultados e  diminuir ou mesmo eliminar os desperdícios, norteado por cinco princípios fundamentais: Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Produção Puxada e Perfeição

Vamos, de forma suscinta, conhecer cada um desses princípios, a fim de que possamos estar mais preparados para a aplicação do modelo Produção Enxuta (Lean Manufacturing):

1) Valor: é tudo aquilo que atende às necessidades do cliente no tempo certo e num dado momento. A percepção deste valor, por parte do cliente, vai desde o projeto do produto, passando por sua funcionalidade, pelo posicionamento da marca no mercado, pela tecnologia adotada e pelo preço final do produto. Esta visão de valor, percebida pelo cliente, é de importância fundamental a fim de que não ocorram erros nas entregas, o que já caracterizaria um desperdício.

2) Fluxo de valor: representa a soma de todas as ações, tanto das que agregam, quanto das que não agregam valor, desde a matéria-prima até o produto final no cliente. É de suma importância o tratamento, em separado, destas ações, a fim de que se possa enxergar aquelas que são desnecessárias, repetitivas, visando a melhoria do todo e não apenas de um processo específico. Com este procedimento, reforçaremos aquelas ações que transformam a matéria-prima em um produto que os clientes estejam realmente dispostos a consumir.

3) Fluxo contínuo:  é garantir um fluxo contínuo da produção enxuta para que cada etapa do processo seja realizada sem interrupções ou paradas, nem desperdícios.

4) Produção puxada: por este princípio, entende-se que a produção se desenvolverá mediante demanda do cliente, não sendo mais caracterizada como uma produção empurrada para o cliente.

5) Perfeição: a fim de que se possa alcançar este princípio, é de fundamental importância que todas as fases ou princípios anteriores tenham, de fato, concorrido para a identificação de barreiras e a eliminação dos desperdícios, tornando os processos mais eficientes e mais eficazes.

Como se pode observar, estes princípios fundamentais da Produção Enxuta (Lean Manufacturing), se aplicados na sua totalidade, serão fortes impulsionadores de sinergia para a busca da melhoria contínua dos processos de sua empresa.

Por fim, lembramos a você, leitor, que métodos e princípios na gestão de processos exigem um forte trabalho dos gestores para o envolvimento das pessoas, a fim de que elas sejam capacitadas e motivadas para a sua aplicação no dia a dia das operações.

Sucesso nos seus negócios.

Publicações recentes

Publicações relacionadas