Compartilhamos, hoje, com todos os nossos amigos e seguidores deste canal, nossa tradução de mais um artigo do renomado consultor norte-americano, Monte Pedersen, um especialista em estratégia organizacional, liderança e trabalho em equipe.
Antes de avançarmos no tema, é de suma importância que você use os serviços de uma consultoria como a J. C. MACHADO CONSULTORIA. Com consultores experientes e respeitando a cultura da sua empresa, podemos dar foco nas ações necessárias para que seu negócio possa dar um salto de qualidade no mercado, com significativa melhoria da produtividade, eficiência e lucratividade, aprimorando os seus gestores na busca de resultados. Pense nisso para impulsionar o seu negócio!
Vamos ao texto de Pedersen.
“As organizações, que pretendem ser bem sucedidas, se esforçam para criar líderes em todos os níveis. A questão que se coloca para todas as organizações é a seguinte: queremos verdadeiros líderes ou líderes eficazes?
E aí vocês perguntam: qual é a diferença?
Os verdadeiros líderes possuem qualidades de liderança intrínsecas. Trabalham sempre com integridade, são autênticos, compreendem e empregam a empatia, carregam a visão da empresa e lideram com um forte senso de propósito.
Os verdadeiros líderes inspiram e motivam os outros através das suas ações, do seu caráter e dos seus valores. Lideram pelo exemplo, criam confiança e ganham o respeito das pessoas com quem trabalham. Líderes com esta mentalidade acreditam num profundo compromisso de servir aos outros e causam um impacto positivo em suas equipes, organizações e comunidades.
O sucesso do verdadeiro líder encontra-se nos seus valores e comportamentos.
Os líderes eficazes têm um objetivo adicional: são indivíduos que impulsionam os resultados e conseguem os resultados necessários para a sua organização. Eles possuem competências únicas centradas na estratégia e na sua execução, empregando técnicas decisivas para influenciar e orientar os outros no sentido de cumprir as metas e os objetivos comuns.
Os líderes eficazes têm de ser competentes em matéria de comunicação, tomada de decisões, solução de problemas, delegação e gestão de equipes. Eles têm de saber como alocar os recursos, enfrentar desafios complexos, capitalizar oportunidades e se adaptar às circunstâncias à medida que elas ocorrem.
Para o líder eficaz, o sucesso está em fazer as coisas da forma correta e ainda chegar aos resultados certos.
Enquanto os verdadeiros líderes se concentram em incorporar as qualidades de liderança que fazem a diferença em relação às pessoas ou à equipe, os líderes eficazes não podem deixar de pensar em impulsionar o desempenho e os resultados que ele gera.
A melhor resposta é que precisamos destes dois tipos de líderes.
O líderes verdadeiros e eficazes gerenciam as necessidades quotidianas da empresa, ao mesmo tempo que lidam também com os incêndios diários que surgem, com frequência, no decorrer das atividades normais de trabalho.
Eles também se mantêm concentrados em melhorar sempre a organização, absorvendo, aprendendo, compreendendo a necessidade de viabilidade e sustentabilidade da organização no longo prazo.
Eles passam o tempo necessário com a sua equipe, formando, desenvolvendo, orientando e treinando, trabalhando sempre para que melhorem e possam dar o seu melhor. Eles os ajudam a ter sucesso de acordo com a sua definição.
Os líderes verdadeiros e eficazes nunca pensariam em deixar o seu cargo atual sem ter um membro da equipe capaz e preparado para assumir as suas responsabilidades.
É por isso que as grandes organizações nunca receiam desenvolver líderes que possam, no futuro, partir para um desafio maior ou para uma promoção. Elas estão preparadas para a próxima geração.
Você é um verdadeiro líder ou um líder eficaz? Ou ambos?”
Muito sucesso nos seus negócios!